Apesar dos bons resultados que Naruto alcançou logo após o seu
lançamento, o autor Kishimoto não demonstrava grande confiança no seu
trabalho: “a arte está medíocre e a história uma confusão”.
Na elaboração do cenário
onde se passa a história, Kishimoto inicialmente concentrou-se no
desenho da Vila da Folha (a vila de Naruto). Segundo o próprio, o
cenário foi criado rapidamente e sem reflexões, baseando-se na sua casa
de Okayama.
Apesar de adicionar elementos tecnológicos à história, Kishimoto sempre pôs fora de possibilidades incluir armas de fogo.
Ainda não se prevê um final para
breve da série. Segundo o autor, ainda deverá demorar algum tempo já
que “ainda há muitas coisas que precisam de ser resolvidas”.
Naruto tem sido um sucesso de vendas
no Japão e também nos Estados Unidos. No primeiro, em 36 volumes o
mangá vendeu cerca de 70 milhões de cópias. O volume 28 de Naruto é o
que ano após ano é o mais vendido da série.
Os primeiros 238
volumes de Naruto são conhecidos como a “Parte 1”. Todos os seguintes
fazem parte da “Parte 2”. Entre as duas partes há um avanço de dois anos
e meio.
Nos Estados Unidos, para se acompanhar os lançamentos dos volumes japoneses de Naruto, foi criada a campanha “Naruto Nation”, onde foram lançados três volumes por mês nos últimos quatro meses de 2007.
A adaptação de Naruto para televisão
estreou no Japão em 3 de Outubro de 2002 e contou com 220 episódios até
à sua conclusão em 8 de Fevereiro de 2007. Os 135 episódios iniciais
são adaptações dos primeiros 27 volumes de mangá, enquanto que os
restantes são espisódios que usam os mesmos elementos da história, mas
cujos enredos não são vistos no mangá original.
Na versão
americana referências ao alcoól, cultura japonesa, conteúdo sexual,
sangue e mortes foram muitas vezes editadas, mantendo-se no entanto
intactas nas edições em DVD.
Sites como Hulo e Joost conseguiram as licenças para transmitir on-line a série Naruto (versão japonesa com legendas em inglês).
A ABS-CBN das Filipinas foi a primeira estação internacional a transmitir as aventuras de Naruto.
Há
várias outras iniciativas associadas a Naruto, como por exemplo a
publicação de romances, filmes, jogos electrónicos, jogos de carta
coleccionáveis, etc.
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